29 de mai. de 2009

Índia vai lançar casas sustentáveis de 16 mil reais para a baixa renda

Primeiro projeto da empresa Tata Housing terá mil residências em subúrbio de Mumbai


O braço imobiliário do grupo indiano Tata anunciou o lançamento de casas populares com valores entre 16,3 mil e 28,2 mil reais. O primeiro projeto, com mil residências, será implantado em Boisar, subúrbio de Mumbai (Índia). A Tata Housing também deve investir no entorno do residencial, com a construção de hospital, escola, parques infantis e jardins.
Os indianos poderão optar por unidades com três áreas diferentes. A primeira será um estúdio de 26 m² com sala, cozinha e quarto por 16,3 mil reais. Com desenho similar, é possível escolher um apartamento com 34 m². A opção mais cara é de aproximadamente 28,2 mil reais e terá 43m² com cozinha e quarto separados. O projeto habitacional intitulado Shubh Griha foi apelidado de "Casas Nano", pois a empresa se tornou conhecida por produzir o carro mais barato do mundo, o Tata Nano, por cerca de 4,4 mil reais.
As residências serão sustentáveis, seguindo diretrizes do IGBC (Indian Green Building Council). Segundo Brotin Banerjeee, diretor da Tata Housing, os empreendimentos terão uma combinação equilibrada de edifícios e espaços abertos, iluminação e ventilação para todos os apartamentos, espaços abertos amplos e acessíveis, reuso de águas pluviais.
O diretor afirma que o projeto habitacional do grupo pretende atingir o público de baixa renda, composto por 48% da população indiana, que aluga apartamentos ou fica em alojamentos das empresas que trabalham. Os dados são de um levantamento realizado pelo grupo, que também revelou que a Índia possui um déficit de 24,7 milhões de habitações, sendo 70% dessa carência no segmento de média e baixa renda.
Com o novo lançamento, a Tata Housing espera obter lucros de até 42 milhões de reais. No final de 2009, a empresa espera expandir o projeto para a capital Nova Déli e Bangalore.

Perspectiva do empreendimento em Boisar, subúrbio de Mumbai (Índia)

Nenhum comentário:

Inscreva-se