NBR 15.575 - Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos - Desempenho. Com ela, os consumidores de imóveis terão uma ferramenta legal para exigir, das construtoras, que os sistemas que compõem os edifícios, desde instalações hidrossanitárias e pisos a estruturas, fachadas e coberturas, atendam obrigatoriamente a requisitos mínimos de desempenho ao longo de uma determinada vida útil.
A normativa tem implicações tanto técnicas quanto comerciais, impacta de fabricantes a construtoras e prestadores de serviços, e será utilizada como diferencial de mercado por empresas como Gafisa, Cyrela Goldsztein, Odebrecht Residencial, Goldfarb, Tecnisa, Tecnum, Schain Desenvolvimento Imobiliário, Plano & Plano, Tarjab e BKO Engenharia.
Ainda há tempo para quem não se preparou. Embora passe a valer a partir de hoje, a NBR 15.575 se tornará obrigatória para projetos protocolados nas prefeituras a partir de 12 de novembro desse ano.
Entenda a Norma de Desempenho:
O que é a Norma de Desempenho?
A ABNT NBR 15.575 partes 1 a 6 - Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos - Desempenho estabelece requisitos mínimos de desempenho, de vida útil e de garantia para os sistemas que compõem os edifícios, entre eles estrutura, pisos internos, fachadas e paredes internas, coberturas e sistemas hidrossanitários. Os critérios para definição desses requisitos são embasados nas necessidades do usuário de imóveis em quesitos como segurança, conforto, funcionalidade e durabilidade, entre outros. Publicada em 12 de maio de 2008, esta Norma entra efetivamente em vigor no dia 12 de maio de 2010 e será obrigatória para projetos protocolados nas prefeituras seis meses depois, ou seja, a partir de 12 de novembro deste ano.
Quem criou esta Norma?
O texto base da Norma de Desempenho foi escrito com intensa participação de instituições como Secovi (Sindicato da Habitação), Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), USP (Universidade de São Paulo), Ibape (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), entre muitas outras, concentradas na Comissão de Estudos do Cobracon (Comitê Brasileiro da Construção Civil).
Como diz o título da Norma, A ABNT NBR 15575 vale apenas para edifícios de até cinco pavimentos, certo?
Errado. Os requisitos da Norma que não dependam diretamente da altura (como conforto térmico e acústico, por exemplo) também se aplicam a empreendimentos com mais de cinco pavimentos. Também não há qualquer restrição quanto ao tipo de empreendimento - econômico, de médio ou alto padrão. A Norma vale para todas as edificações residenciais.
A Norma define que tipo de produto atende a determinados requisitos de desempenho?
Não. Diferentemente das normas prescritivas, que normatizam sistemas ou produtos para especificação dos projetistas, a ABNT NBR 15575 estabelece padrões mínimos de desempenho térmico, acústico, de iluminação, de segurança estrutural etc. para a solução aplicada - seja lá qual for. Para isso, exige a demonstração do atendimento a esses requisitos, feitos em projeto ou por meio de ensaios e laudos de materiais e técnicas tradicionais que tenham desempenho conhecido.
Quem vai fiscalizar o atendimento a esses requisitos?
A rigor, não há nenhum órgão fiscalizador para essa finalidade, a exceção de abordagens pontuais de perícias e de prefeituras. O principal vigia tende a ser o próprio consumidor, que terá, com a Norma, um instrumento embasado na Lei do Consumidor para reivindicar a qualidade do imóvel adquirido.
Qual a diferença entre vida útil e garantia?
Segundo a Norma de Desempenho, o conceito de vida útil - que deve ser discriminado no projeto do empreendimento - refere-se ao período estimado de tempo em que um sistema deve atender aos requisitos de desempenho, desde que executadas as manutenções programadas no manual do imóvel. A norma estabelece ainda que, depois de decorridos 50% dos prazos, caso os requisitos de desempenho tenham sido atendidos e não surjam patologias significativas, considera-se atendida a vida útil, salvo prova objetiva em contrário. Já o prazo de garantia é o período durante o qual, caso apareça algum defeito na edificação, presume-se que a falha foi do construtor. Nesse caso, a definição dos prazos de garantias de cada sistema deve constar no manual do imóvel.
Confira, a seguir, perguntas feitas pela plateia aos participantes do Seminário Norma de Desempenho - O que muda a partir de maio?" promovido pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) no último dia 3, em São Paulo:
A Norma vai pegar?
Maurício Bianchi, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP: não há norma que pegue e que obrigue nenhum consumidor a cumprir o que ela diz, mas quando o comprador começa a ter consciência das coisas ele acaba sendo o instrumento mais fácil para que o mercado se adapte. Por isso, eu digo: para quem fabrica materiais correta e honestamente, é um momento de sossego.
A vida útil para pisos de áreas frias internas é igual a 13 anos, mas o prazo de garantia para impermeabilização é de três anos. Não há aí uma incoerência?
Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do Secovi-SP: Acredito que não. A impermeabilização está aplicada em diversos ambientes, nas áreas externas e em algumas partes internas, e, dependendo da tecnologia, é possível eventualmente substituir o piso sem modificar a impermeabilização. Depende do sistema construtivo. Se para trocar o piso, você tiver que danificar a impermeabilização, é preciso pensar na compatibilidade do sistema. Tudo depende do sistema e da tecnologia aplicados.
Com a definição de vida útil, terei que estender os prazos de garantia?
Ana Rocha Melhado, da ProActive: Prazo de garantia, segundo a norma, é o tempo em que há baixa probabilidade de ocorrência de defeitos de fabricação. E a vida útil é o tempo em que o produto ou componente mantém suas características para as funções para as quais ele foi projetado, desde que executadas as atividades de manutenção previstas. Quando acaba o prazo de garantia, não significa que acabou a vida útil. O prazo de garantia está ligado à minha confiabilidade de processo para que eu possa dizer, ao meu consumidor, que tenho grande confiança e por isso minha garantia é de cinco, seis, sete anos. Por que na construção civil os prazos de garantia são curtos? Porque ninguém quer estender na medida em que não tem domínio sobre o processo inteiro. Aquilo que influencia o desempenho de impermeabilização, por exemplo, não é só o produto impermeabilização, mas o produto serviço e a interface com outros sistemas. E a vida útil depende do tempo em que esse produto mantém as suas características. Essa confusão também é grande entre consumidores.
Em relação ao desempenho acústico de pisos de ambientes internos, foram realizados estudos com placas cerâmicas assentadas em comparação a outros tipos de revestimentos, como pedras e madeiras?
Borges: Existem alguns ensaios de parapeitos, mas de maneira ainda não padronizada e que têm resultados variáveis. O primeiro passo para que o mercado possa se regular, e até justificar tecnicamente uma solicitação eventual de correção ou revisão da Norma, é ter o conhecimento de uma maneira mais profissional, mais padronizada, mais sistemática. É necessário padronizar tamanhos e espessuras de lajes, tipos de revestimento e seguir ensaio padronizado para, a partir da somatória dessa informação consolidada, podermos ter uma massa crítica mais precisa. Hoje há pouca informação de desempenho de materiais e de sistemas. Se os fabricantes se empenharem em ensaiar seus produtos de piso, cerâmica, pedra, qualquer tipo de piso e acabamento, vão se destacar e ter maior confiabilidade na aplicação de seu produto.
23 de jul. de 2010
22 de jul. de 2010
Na faculdade vc aprende......
1. Ninguém é pontual, nem os professores.
2. Que os nerds existem mesmo.
3. Você pode amar várias pessoas de maneiras diferentes.
4. Que você pode ir pro bar com seu professor.
5. Que todo mundo na verdade é um cachaceiro encubado.
6. Que professor não da pontinho pra você passar na matéria dele.
7. As únicas coisas que compensam na faculdade são os amigos que você fará lá.
8. Que a vida de colégio faz falta.
9. Que todo mundo vira amigo de bar muito rápido.
10. Que não se vai pra sala pra assistir aula , vai pra receber presença.
11. Que seminário é coisa de professor que ta de saco cheio de dar aula.
12. Que até a formatura você gasta em xerox o suficiente pra comprar um apartamento.
13. Que ir para faculdade é mais importante do que realmente assistir a aula.
14. O professor nunca vai lembrar seu nome.
15. Que só se grava a sala de cada matéria no final do período, e olha lá.
16. Que você sabe que estuda com aquela pessoa, mas nunca vai se lembrar em qual matéria.
17. Que as vezes você preferia estar estudando pro vestibular.
18. Que matar aula não tem mais adrenalina.
19. Que a faculdade não é igual 'American Pie'
20. Não importa o quão tarde é a sua primeira aula, você vai dormir durante ela.
21. Você vai mudar completamente e nem vai notar.
22. Alunos de faculdade também jogam aviões de papel durante as aulas.
23. A maior parte da educação é adquirida fora das aulas.
24. Se você nunca bebeu, vai beber.
25. Se você nunca fumou, vai fumar.
26. Se você nunca transou, vai transar.
27. Que se você não fizer nada disso durante a faculdade, não fará nunca mais.
28. Que quando terminar, perceberá que foi a melhor época de toda a sua vida.
Calourada, saibam que nem tudo isso é verdade ;)
Só 99,9% ok, hehe
Reclamações
Galera.
Entendemos perfeitamente que voces acessam diariamente o blog em busca de postagens interessantes, sobre o curso, o mercado de trabalho, o joaquim e o manuel e o caralho a 4....
e vcs merecem um bom conteúdo!
mas a maioria das pessoas que postam no blog se formaram, e isso implica numa
mudança na vida, diversão e entretenimento dão lugar a engenharia séria, trabalho e responsabilidade se tornam foco.
Esperamos que entendam que sempre que podemos postamos, mas nao tempos mais tempo ocioso pra ficar procurando imagens e piadas de portugues.
grato pela Compreensão
Eng. Cleber M.
em nome de toda a equipe Iloveconcreto
Entendemos perfeitamente que voces acessam diariamente o blog em busca de postagens interessantes, sobre o curso, o mercado de trabalho, o joaquim e o manuel e o caralho a 4....
e vcs merecem um bom conteúdo!
mas a maioria das pessoas que postam no blog se formaram, e isso implica numa
mudança na vida, diversão e entretenimento dão lugar a engenharia séria, trabalho e responsabilidade se tornam foco.
Esperamos que entendam que sempre que podemos postamos, mas nao tempos mais tempo ocioso pra ficar procurando imagens e piadas de portugues.
grato pela Compreensão
Eng. Cleber M.
em nome de toda a equipe Iloveconcreto
Marcadores:
noticias
20 de jul. de 2010
19 de jul. de 2010
Turismo e Hotelaria
A mae fez ele fazer arquitetura, mas ele queria mesmo era Turismo e Hotelaria.
Marcadores:
imagens
15 Temas para TCC
Galera,
Pra quem vai iniciar a ultima fase e ainda nao sabem sobre o que escrever, ficam algumas dicas:
* Algo relacionado com a construção de estádios / metrô ... obras para a COPA 2014
* Roteiro para controle de qualidade em centrais dosadoras de concreto.
* Execução de pisos industriais em concreto utilizando telas eletro soldadas.
* Execução de estruturas de concreto pré-moldado.
* Otimização de uma canteiro de obras através da aplicação do programa 5S.
* Aplicação de poços tubulares profundos.
* Alvenaria Estrutural X Estrutura Convencional.
* Utilização e técnicas construtivas em Dry Wall.
* Casas ecológicas. (Tema bastante atual)
* Conceitos básicos do concreto celular.
* Revestimento de fachadas com o emprego de placas cerâmicas. (Esse o Speranzini vai gostar hehe)
* Sinalização de obras em rodovias.
* Solo grampeado.
* Asfalto borracha - ecologicamente correto
* Segurança na construção civil.
Bom proveito, espero que ajude a escolha de um tema.
Pra quem vai iniciar a ultima fase e ainda nao sabem sobre o que escrever, ficam algumas dicas:
* Algo relacionado com a construção de estádios / metrô ... obras para a COPA 2014
* Roteiro para controle de qualidade em centrais dosadoras de concreto.
* Execução de pisos industriais em concreto utilizando telas eletro soldadas.
* Execução de estruturas de concreto pré-moldado.
* Otimização de uma canteiro de obras através da aplicação do programa 5S.
* Aplicação de poços tubulares profundos.
* Alvenaria Estrutural X Estrutura Convencional.
* Utilização e técnicas construtivas em Dry Wall.
* Casas ecológicas. (Tema bastante atual)
* Conceitos básicos do concreto celular.
* Revestimento de fachadas com o emprego de placas cerâmicas. (Esse o Speranzini vai gostar hehe)
* Sinalização de obras em rodovias.
* Solo grampeado.
* Asfalto borracha - ecologicamente correto
* Segurança na construção civil.
Bom proveito, espero que ajude a escolha de um tema.
16 de jul. de 2010
12 de jul. de 2010
Oportunidade de emprego - Formandos e Formados
Encaminhamos solicitação da Prefeitura Municipal de Brusque
Passamos solicitação aos profissionais do CEAB, quanto a vaga para um Engenheiro Civil para fazer parte do quadro funcional do IBPLAM (Instituto de Planejamento e Mobilidade de Brusque), para contratação imediata, em virtude de já ter sido chamado todos os engenheiros aprovados no Concurso Público Municipal.As atividades que serão exercidas por este profissional são análise e acompanhamento de implantação de desmembramentos e de loteamentos, e análise e definição de regularização e nominação de vias.Desde já contamos com a sua colaboração, estando a disposição para esclarecimentos complementares.
Salário Base: R$ 2.400,00
Atenciosamente Alexandre Gevaerd
Diretor Presidente IBPLAM
Sérgio Hoffmann
Coordenador Administrativo
Obs.: Não venham pra minha cidade pra fazer merda, se vier é pra trabalhar hehe
Passamos solicitação aos profissionais do CEAB, quanto a vaga para um Engenheiro Civil para fazer parte do quadro funcional do IBPLAM (Instituto de Planejamento e Mobilidade de Brusque), para contratação imediata, em virtude de já ter sido chamado todos os engenheiros aprovados no Concurso Público Municipal.As atividades que serão exercidas por este profissional são análise e acompanhamento de implantação de desmembramentos e de loteamentos, e análise e definição de regularização e nominação de vias.Desde já contamos com a sua colaboração, estando a disposição para esclarecimentos complementares.
Salário Base: R$ 2.400,00
Atenciosamente Alexandre Gevaerd
Diretor Presidente IBPLAM
Sérgio Hoffmann
Coordenador Administrativo
Obs.: Não venham pra minha cidade pra fazer merda, se vier é pra trabalhar hehe
11 de jul. de 2010
10 de jul. de 2010
Enquete Encerrada
Galera, mais uma enquete encerrada, valeu pela colaboração!
estaremos tentando postar mais, bem como reformular o lay-out do blog.
quem tiver sugestoes, eh so enviar email para iloveconcreto arroba gmail.com
Marcadores:
Enquete
Lista dos Aprovados no vestibular Inverno - Civil 2010/2
1 chamada
ALINE RAQUEL SCHROTH
BIANCA CAVEDON FONTANA
BRUNA HELLOISA S. S. CARVALHO
BRUNO LOSSE
CAMILE LUANA KAESTNER
DÉBORA JUSSARA DE SOUZA
DIEGO ALEXANDRE VAZ
DIEGO ITTNER
FELIPE BOSINI BAPTISTA
FELIPE MOTTER PEREIRA
GABRIELA LETÍCIA MONICH
GIOVANNI PASQUALE BENINCA
HUMBERTO KUSZKOWSKI
MARCO AURÉLIO MELZ
MARIANA GAERTNER PINTARELLI
PEDRO BELLEI SALVADOR
PEDRO THIAGO VENZON
PRISCILA Mª. MACHADO DAL MORO
RICARDO LUÍS DAGNONI PRADI
RODRIGO CASTRO GUERRA
RODRIGO PEREIRA DAMASCENO
RÚBIA LAIS MANFROI
SCHEILA EICHSTAEDT ISENSEE
THIAGO GILLI TROCCOLI
WILLY JAN CASTRO VACA
os menos inteligente, calorada burra²
(2 chamada)
essa lista ta por ordem de burrice, digo, ordem de colocaçao
Pedro Tiago Bueno
Antônio Lopes De Oliveira
Arthur Magro
Igor Ramos Da Silva
Kaio Phelipe Eifler
Carlos Cesar Da Silva Filho
Priscila Dal Mago
Ana Luiza Mestriner Vieira
Amanda Kempt Schroeder
Alexandre Domingues
Beatriz Gevaerd
Cinthya Helena S. S. Carvalho
Guilherme Emílio Dalri
Gustavo Contreiras Costa Beber
Ruany Dolla
Angel Caroline Tribéss
Felipe Luiz Cardoso
Edison Luiggi Petrochi
Ana Carla De Souza Peres
Ronaldo Cesar Costa
Monique Venâncio
Antonio Marcos França
Leandro José Isensee
Shaiana Carla Baumgarten
Kaio Henrique Zandavalli
Mayk Assunção Pacheco
ALINE RAQUEL SCHROTH
BIANCA CAVEDON FONTANA
BRUNA HELLOISA S. S. CARVALHO
BRUNO LOSSE
CAMILE LUANA KAESTNER
DÉBORA JUSSARA DE SOUZA
DIEGO ALEXANDRE VAZ
DIEGO ITTNER
FELIPE BOSINI BAPTISTA
FELIPE MOTTER PEREIRA
GABRIELA LETÍCIA MONICH
GIOVANNI PASQUALE BENINCA
HUMBERTO KUSZKOWSKI
MARCO AURÉLIO MELZ
MARIANA GAERTNER PINTARELLI
PEDRO BELLEI SALVADOR
PEDRO THIAGO VENZON
PRISCILA Mª. MACHADO DAL MORO
RICARDO LUÍS DAGNONI PRADI
RODRIGO CASTRO GUERRA
RODRIGO PEREIRA DAMASCENO
RÚBIA LAIS MANFROI
SCHEILA EICHSTAEDT ISENSEE
THIAGO GILLI TROCCOLI
WILLY JAN CASTRO VACA
os menos inteligente, calorada burra²
(2 chamada)
essa lista ta por ordem de burrice, digo, ordem de colocaçao
Pedro Tiago Bueno
Antônio Lopes De Oliveira
Arthur Magro
Igor Ramos Da Silva
Kaio Phelipe Eifler
Carlos Cesar Da Silva Filho
Priscila Dal Mago
Ana Luiza Mestriner Vieira
Amanda Kempt Schroeder
Alexandre Domingues
Beatriz Gevaerd
Cinthya Helena S. S. Carvalho
Guilherme Emílio Dalri
Gustavo Contreiras Costa Beber
Ruany Dolla
Angel Caroline Tribéss
Felipe Luiz Cardoso
Edison Luiggi Petrochi
Ana Carla De Souza Peres
Ronaldo Cesar Costa
Monique Venâncio
Antonio Marcos França
Leandro José Isensee
Shaiana Carla Baumgarten
Kaio Henrique Zandavalli
Mayk Assunção Pacheco
e um aviso as calouras,
VETARANOS BEIJAM BEM
Marcadores:
Confraternização - Trote 2010-2
9 de jul. de 2010
Engenharia Civil - 19º Stammtisch - RBS TV Blumenau
é a caipirinha, é a civil, é o lajeano e a natacha, é a CIVIL mais famosa que nunca!
****desculpem a demora pra postar o video, mas é que ninguem mandou pra gente antes, bando de PNC :~
Marcadores:
Stammtisch 2010
TCC - Formatação
Formandos,
Caso alguem esteja com dificuldades na formatação do trabalho, uma amiga minha está trabalhando com isso. Ela faz a orientação ou digitação e formatação dos trabalhos de acordo com as normas da ABNT (como é pra ser né hehe).
NAO vai dar o trabalho pronto hein malandragem, apenas a formatação heheh.
Se tiverem interesse entre em contato comigo (jean@tecnofermetais.com.br) que eu passo o contato dela pra voces.
Abraços e Sucesso!
Caso alguem esteja com dificuldades na formatação do trabalho, uma amiga minha está trabalhando com isso. Ela faz a orientação ou digitação e formatação dos trabalhos de acordo com as normas da ABNT (como é pra ser né hehe).
NAO vai dar o trabalho pronto hein malandragem, apenas a formatação heheh.
Se tiverem interesse entre em contato comigo (jean@tecnofermetais.com.br) que eu passo o contato dela pra voces.
Abraços e Sucesso!
1 de jul. de 2010
Muro de arrimo - Gabiões
Para fazer o download vai ser necessário fazer o seu cadastro no site, coisa rápida.
O software GAWAC.WIN disponível em < http://www.maccaferri.com.br/downloadDe.php?idioma=0&download=1&PHPSESSID=1mjpf24ujes9iu1osuo3ofa4n3 > Acesso em: 17/06/2010.
é gratuito e bem simples de utilizar (o manual é bem prático). Com ele podemos desenhar o muro, cargas, nível da freática, determinar o coeficiente de segurança ao deslizamento, tombamento e ruptura global (de forma semelhante ao GEOSLOPE apresentado pelo Dr. Lucio).
Fica a dica!
é gratuito e bem simples de utilizar (o manual é bem prático). Com ele podemos desenhar o muro, cargas, nível da freática, determinar o coeficiente de segurança ao deslizamento, tombamento e ruptura global (de forma semelhante ao GEOSLOPE apresentado pelo Dr. Lucio).
Fica a dica!
Assinar:
Postagens (Atom)